quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Gramática – Texto, reflexão e uso


Rompendo com a tradicional abordagem gramatical, que se limitava ao horizonte da frase, o estudo da língua se volta essencialmente para o texto e o discurso. Não se trata do estudo do texto como pretexto para a mera classificação gramatical, mas sim do texto como objeto e objetivo maior dos estudos linguísticos, do texto em sua dimensão discursiva, isto é, inserido numa situação concreta de enunciação, servindo a determinado fim, mediando as interações entre os interlocutores.

Pontos fortes da obra:

  • Trabalho com a gramática descritiva, a de uso e a reflexiva;
  • Leitura e reflexão gramatical integradas para facilitar o aprendizado;
  • Trabalho com grande diversidade de textos: poemas, letras de música, quadrinhos, cartuns e anúncios publicitários;
  • Exercícios dinâmicos e diversificados que estimulam o domínio do texto, da semântica e do discurso;
  • O estudo da gramática é inovador: toma o texto como objeto de ensino, abordando-o por meio da Linguística e da Teoria do discurso;
  • Estabelece relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação, aproximando o estudo da realidade do estudante;
  • O aprendizado da gramática proporciona ao aluno construir conceitos e refletir sobre a língua;
  • O estudo da gramática contribui para que o aluno compreenda e produza textos orais e escritos;
  • Na seção Contraponto, a obra abre espaço para o estudo dos diferentes pontos de vista de renomados estudiosos da língua, permitindo ao aluno refletir criticamente sobre a norma prescrita pela gramática;
  • Apresenta grande número de exercícios contextualizados e desafiadores, que estimulam o uso das habilidades adquiridas.
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