sexta-feira, 4 de outubro de 2013

QUIMICA (ENS.MÉDIO)



REFORMULAÇÃO 
Foram mantidas as características gerais da obra: divisão em três partes, subdivisões em unidades. As principais alterações referem-se ao projeto gráfico, atualização de textos complementares e suas atividades, substituição de grande parte dos exercícios propostos,  reformulação de atividades experimentais.

A obra estará disponível também na versão digital, incluindo recursos como vídeos, objetos interativos, atividades de avaliação, questões de vestibular e resolução de todas as atividades propostas para o professor.

Encarte de tabelas no final do livro.

Há uma tabela periódica atualizada na parte interna da capa, facilitando a consulta a qualquer momento do estudo.

 
PONTOS FORTES
As seções estimulam o trabalho com as competências da área e as respectivas habilidades envolvidas na aplicação do conteúdo. Química: uma ciência da natureza e Leia, analise e responda, priorizam, respectivamente, a relação com outras ciências e a reflexão sobre temas mais específicos. Os boxes da seção Química e... foram atualizados com textos que relacionam a Química a temas importantes e que nos tocam diariamente: saúde, ambiente, sociedade etc. Todas essas seções contam com atividades.

Conteúdo completo e abrangente, apresentado de modo dinâmico e interligado a aspectos do cotidiano.

A versão digital oferece oportunidade de ampliação de conteúdos e materiais exclusivos para o professor adotante.

Grande quantidade de exercícios atualizados e atividades, incluindo testes e questões discursivas de vestibulares recentes de todo o país.

Conteúdo e atividades apresentados em linguagem simples, sem descuidar do rigor científico.

Público alvo: escolas com grade horária muito diversificada e que precisam dedicar menos horas-aula para o componente curricular Química, ou com materiais complementares já em uso – por exemplo, manuais para atividades de laboratório -, ou ainda que desejam fazer uma revisão completa do curso com vistas a exames para as universidades.

A abordagem dos conteúdos tem aprofundamento adequado.

A seleção de conteúdos e atividades é uma boa característica da obra e das mais elogiadas pelos professores. A obra traz questões de vestibulares e do Enem.


ESTRUTURA
A obra é dividida em três partes (Química Geral, Físico-química e Química Orgânica) e cada uma delas conta com diversas unidades, em um total de 27. Em cada unidade, o conteúdo é complementado por seções variadas:

Química e... — Aproxima o cotidiano à disciplina e aos conteúdos estudados. Trata de diversos temas, como sociedade, saúde, tecnologia, relacionados diretamente à Química.

Leia, analise e responda — Questões focadas em um tema atual e um breve texto introdutório sobre o assunto.

Química: uma ciência da natureza — Tem o objetivo de relacionar a Química às outras ciências da natureza: Física e Biologia.

Complemento — Fornece ao professor textos que detalham certos aspectos do currículo que podem ser abordados de maneira optativa.

Atividade experimental — Nesta seção são propostos experimentos simples e seguros que podem servir como demonstrações em classe conduzidas pelo professor, ou mesmo como atividade para o aluno realizar em casa.

Além das seções citadas, o professor dispõe de quatro seções de exercícios, em ordem crescente de ampliação e dificuldade:

Exercícios resolvidos, na qual são dados um ou dois exercícios e sua solução.

Exercícios fundamentais, que apresenta para o aluno questões básicas sobre o       conteúdo estudado na unidade.

 Testando seu conhecimento, que traz questões mais amplas.

Aprofundando seu conhecimento, apresenta questões mais desafiadoras, que podem agregar o conteúdo das unidades anteriores.

O livro do aluno traz as respostas dessas três seções de exercícios propostos.
Em relação aos concorrentes de mercado, a obra tem aproximadamente a mesma quantidade de exercícios, mas seu grande diferencial é a gradação.


BENEFÍCIOS PARA O PROFESSOR
A obra apresenta o conteúdo em sua sequência tradicional, que o professor já conhece. O diferencial é a abordagem equilibrada, moderna, interligando Química e fenômenos cotidianos.

Atividades em quantidade e gradação adequada de dificuldade, com todas as resoluções de exercícios e atividades de leitura (Refletir sobre o texto) para o professor no Manual – já o livro do aluno traz gabaritos de Exercícios fundamentais, Testando seu Conhecimento e Aprofundando seu Conhecimento.

Rigor científico em linguagem clara e acessível para o aluno.

Variedade de atividades com questões discursivas e analíticas.

A versão digital traz vídeos, simulações gráficas e experimentos que podem ser apresentados em sala de aula ou consultados em casa pelo aluno, ampliando os conceitos tratados em sala e promovendo sua autonomia.

Manual do Professor com sugestões de abordagem e de avaliação, resoluções dos exercícios e das atividades de leitura, além de textos e experimentos extras.


MERCADO
A obra abrange todo o conteúdo de Química, apresenta texto explicativo e claro para o aluno e apresenta abordagem voltada para a aplicação da Química ao cotidiano.

Pode ser adotada por professores com perfis e objetivos bem diversos, que podem se beneficiar de conteúdos motivadores e objetivos, acompanhados de grande quantidade de atividades e leitura. Esses recursos propiciam aulas motivadoras e dinâmicas.

Por sua abordagem aberta e inovadora, seu maior concorrente é a obra Química na abordagem do cotidiano, de Tito e Canto, da editora Moderna. Pela sequência tradicional, seu outro concorrente direto é a obra Fundamentos da Química, de Ricardo Feltre, também da editora Moderna


FONTE: