Cada volume da coleção está dividido em unidades,
que contemplam capítulos com um tema em comum ou que se referem a um período
histórico específico.
Dentro de cada unidade, os capítulos apresentam a
seguinte estrutura:
Abertura de capítulo - Cada abertura de capítulo apresenta uma imagem,
um texto introdutório e uma seção de questões intitulada Investigando. O texto introdutório busca situar um
problema a ser aprofundado ou trabalha, a partir do tema do capítulo, a relação
histórica entre o passado e o presente. A seção Investigando apresenta
questões problematizadoras, instigantes e abertas, cujo objetivo é fazer uso
das experiências dos alunos e/ou de seus conhecimentos prévios sobre o tema a
ser estudado. O professor pode utilizar essas questões para promover debates
sobre os temas e levantar outras indagações.
Texto básico - O texto básico desenvolve o conteúdo histórico do
capítulo em linguagem apropriada ao universo dos alunos. O conjunto de mapas e
reproduções de imagens (fotografias, obras arquitetônicas, pinturas, esculturas
etc.) complementa o texto básico e explicita aspectos do tema estudado. As
reproduções de imagens apresentam legendas explicativas. Palavras, termos e
expressões em destaque têm seu significado explicado nas seções Para entender, ao longo de todos os volumes.
Ler e compreender documento - Essa seção, sempre acompanhada de atividades,
apresenta uma reprodução de documento histórico (escrito ou não) relacionado
diretamente ao conteúdo estudado no capítulo.
Em questão -
Sempre acompanhada de atividades, a seção apresenta o debate entre
historiadores e as mais recentes novidades da pesquisa histórica, estimulando
os alunos a interpretar o processo histórico com base em novas perspectivas.
Outras Histórias - Sempre acompanhada de atividades, a seção amplia
os assuntos estudados no capítulo, utilizando textos, reportagens, mapas e
imagens.
De volta ao presente - Seção formada por um texto, que retoma temas
estudados ao longo do capítulo ou o assunto de sua abertura, e por uma ou mais
imagens. O objetivo é articular os assuntos desenvolvidos no curso, propondo a
reflexão dos alunos. A seção colabora na construção da relação entre o passado
e o presente e no fortalecimento das noções de cidadania e participação social.
Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/produtos/show/id:756278/colecao-saber-e-fazer-historia/
Renascimento página 36:
http://educacao.uol.com.br/album/2013/08/16/conheca-dez-obras-classicas-para-entender-o-renascimento.htm#fotoNav=1