segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Saber e Fazer História

Cada volume da coleção está dividido em unidades, que contemplam capítulos com um tema em comum ou que se referem a um período histórico específico.

Dentro de cada unidade, os capítulos apresentam a seguinte estrutura:
Abertura de capítulo - Cada abertura de capítulo apresenta uma imagem, um texto introdutório e uma seção de questões intitulada Investigando. O texto introdutório busca situar um problema a ser aprofundado ou trabalha, a partir do tema do capítulo, a relação histórica entre o passado e o presente. A seção Investigando apresenta questões problematizadoras, instigantes e abertas, cujo objetivo é fazer uso das experiências dos alunos e/ou de seus conhecimentos prévios sobre o tema a ser estudado. O professor pode utilizar essas questões para promover debates sobre os temas e levantar outras indagações.
Texto básico - O texto básico desenvolve o conteúdo histórico do capítulo em linguagem apropriada ao universo dos alunos. O conjunto de mapas e reproduções de imagens (fotografias, obras arquitetônicas, pinturas, esculturas etc.) complementa o texto básico e explicita aspectos do tema estudado. As reproduções de imagens apresentam legendas explicativas. Palavras, termos e expressões em destaque têm seu significado explicado nas seções Para entender, ao longo de todos os volumes.
Ler e compreender documento - Essa seção, sempre acompanhada de atividades, apresenta uma reprodução de documento histórico (escrito ou não) relacionado diretamente ao conteúdo estudado no capítulo.
Em questão - Sempre acompanhada de atividades, a seção apresenta o debate entre historiadores e as mais recentes novidades da pesquisa histórica, estimulando os alunos a interpretar o processo histórico com base em novas perspectivas.
Outras Histórias - Sempre acompanhada de atividades, a seção amplia os assuntos estudados no capítulo, utilizando textos, reportagens, mapas e imagens.
De volta ao presente - Seção formada por um texto, que retoma temas estudados ao longo do capítulo ou o assunto de sua abertura, e por uma ou mais imagens. O objetivo é articular os assuntos desenvolvidos no curso, propondo a reflexão dos alunos. A seção colabora na construção da relação entre o passado e o presente e no fortalecimento das noções de cidadania e participação social.





Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/produtos/show/id:756278/colecao-saber-e-fazer-historia/


Renascimento página 36:
http://educacao.uol.com.br/album/2013/08/16/conheca-dez-obras-classicas-para-entender-o-renascimento.htm#fotoNav=1