quinta-feira, 12 de setembro de 2013

História para o ensino médio volume único


O volume único História para o ensino médio apresenta, pela ótica da história integrada, os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais de diferentes sociedades no decorrer da história. Entre os recursos que oferece para o trabalho na sala de aula, incluem-se: 
- Diversidades iconográficas, como mapas, fotografias e obras de arte.
- Roteiros para a análise de filmes e navegação em sites com conteúdo histórico.
- Indicação de livros, filmes e obras musicais relacionados aos temas abordados.
- Boxes com destaque para o patrimônio material e imaterial da humanidade.
- Questões do Novo Enem e de vestibulares com resolução comentada.

Organização do livro 
O conteúdo do livro está organizado em 14 unidades de trabalho que agrupam 52 capítulos. As unidades abrangem temporalidades mais longas e processos convergentes; os capítulos apresentam, de maneira articulada, didática e crítica, as dimensões da história política, social e cultural de diferentes sociedades.
Estrutura das unidades e dos capítulos

Abertura da unidade 
A abertura de cada unidade é composta de um texto sintético associado a imagens significativas que antecipam os principais conteúdos a serem trabalhados nos capítulos. Esses textos são acompanhados de questões que podem ser usadas pelo professor como eixo de organização das aulas ou como estímulo ao debate e à retomada dos conhecimentos prévios.
Sequência de capítulos

Integram cada capítulo:
- Página de abertura
- Todos os capítulos começam com a transcrição ou reprodução de uma e primária (texto ou imagem) relativa ao tema ou ao processo histórico abordado. Um texto curto incentiva a análise dessa e e propicia sua articulação ao conteúdo geral e às questões discutidas no capítulo.

Texto-base
Apresenta os processos, temas, eventos e grupos sociais ligados ao recorte proposto. Na forma de uma narrativa estruturada, combina aspectos analíticos e informativos. Divide-se em tópicos para organizar a leitura.
Imagens (desenhos, gravuras, pinturas, gráficos, tabelas, mapas, infográficos)
Relacionadas ao texto-base, contribuem para a problematização, síntese ou ampliação de conteúdos. As imagens figurativas (quadros, desenhos, charges, gravuras, fotografias) têm caráter documental ou remetem a um patrimônio erigido na época estudada. As tabelas, gráficos e infográficos sintetizam informações, processos e dados.  Os mapas possibilitam situar espacialmente os processos e eventos abordados.

Seções e boxes
Visita ao patrimônio: nessa seção apresenta-se um bem do patrimônio material ou imaterial relacionado ao tema e ao período focalizado no capítulo, destacando seu significado como “lugar de memória”, como elemento de identidade cultural e política.
Lupa do historiador: seção concebida para o aprofundamento da análise de um evento, instituição ou personagem ligado ao tema ou ao processo abordado no texto-base, com o objetivo de enriquecer a discussão histórica.
Link cultural: pequeno boxe no qual se destaca uma obra de arte, geralmente um livro, um poema ou um filme, que representa ou expressa as questões apresentadas no texto-base.
Notas e glossários: pequenos boxes contendo a explicação de determinado evento ou processo, termo ou conceito fundamental para a compreensão do texto-base.
Pare e pense!: questões que pontuam o texto-base e incentivam a revisão, a sistematização  e a reflexão. Podem gerar atividades escritas ou orais.

Encerramento do capítulo 
Atividades: propostas de leitura e interpretação de textos, imagens, tabelas e gráficos, comparação crítica de textos e documentos diferenciados, produção de textos e questões relacionadas aos assuntos abordados no capítulo.
Asas à reflexão: apresenta-se nessa seção um trecho de texto de natureza historiográfica relacionado a temas, conceitos ou processos abordados no capítulo, visando aprofundar determinado assunto ou apresentar ideias em contraposição.
Para ir além: sugestões de livros e de sites da internet para pesquisa e aprofundamento dos assuntos abordados no capítulo.  

Encerramento da unidade
Três seções são apresentadas para fechar o trabalho desenvolvido nos capítulos que compõem a unidade:
Túnel do tempo: nessa seção propõe-se o estudo das relações entre cinema e história. Um roteiro de interpretação propicia a análise aprofundada de um filme e o estudo do período nele representado.
Navegando na história: sugestão de visita a um site relacionado a algum tema importante da unidade. Um mapa de navegação orienta a exploração do site e um conjunto de atividades possibilita ampliar o leque de informações trabalhadas.
Questões de vestibulares e do Enem: como interpretar: essa seção apresenta orientações detalhadas para a análise de questões selecionadas, possibilitando ao aluno perceber os mecanismos de construção das respostas a partir de elementos da própria questão.

Banco de questões do Enem
No final do livro, há uma seleção de 40 questões do Exame Nacional do Ensino Médio.

Manual do Professor
O Manual do Professor explicita os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a obra e oferece ao professor textos de apoio, sugestões de leituras e orientações para o trabalho em sala de aula e a execução das atividades propostas. Para temas controversos, há um boxe com comentários sobre o debate historiográfico.

Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/produtos/show/isbn:9788535718768/historia-para-o-ensino-medio-volume-unico/