quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Português: linguagens – volume único



Esta obra é uma versão, em volume único, da coleção Português: linguagens, que há anos vem sendo reconhecida por professores e alunos como a mais moderna e completa do segmento.

Entre as novidades desta edição, destaca-se a inclusão de capítulos de Interpretação de textos voltados para o estudo da Matriz de Referências do Enem, de novos gêneros do discurso, como o comentário da Internet e o resumo, e de questões originais de interpretação com o objetivo de preparar o aluno para o Enem.

Comprometida com o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos, a obra não se atém ao estudo de autores e textos de determinada época. Promove atividades de leitura que se abrem para vários diálogos, seja a leitura comparada entre textos de autores brasileiros e autores estrangeiros, seja entre linguagens diferentes, como a literatura, a música e o cinema.

Com base nessa perspectiva de literatura, o trabalho aproxima as literaturas brasileira e portuguesa de outras literaturas, como as europeias, a americana e as africanas de língua portuguesa.
O trabalho com a gramática, orientado por um enfoque textual e enunciativo, privilegia os conteúdos essenciais para a leitura e a produção de textos. Enriquecido com estudos novos sobre a teoria da comunicação e sobre  a teoria da enunciação, aborda aspectos praticamente ausentes em outros livros didáticos, como variedades lingüísticas, coerência e coesão, intencionalidade discursiva, intertextualidade e interdiscursividade, discurso citado, entre outros.

A produção de texto mantém seu enfoque inovador – o dos gêneros textuais ou discursivos -, trabalhando com diferentes gêneros, orais e escritos, indispensáveis à formação de um cidadão competente discursivamente, como a notícia, o e-mail, o blog e o comentário da Internet, o texto teatral, o poema, as cartas argumentativas, o anúncio publicitário, o seminário, o debate regrado, o editorial, o artigo de opinião, a reportagem, a entrevista, o texto dissertativo-argumentativo, etc.

Ao final de cada unidade, propõe-se a realização de um projeto de literatura ou de produção de texto, que envolve atividades de pesquisa, representação teatral, feiras, saraus, seminários, debates, mostras. Com isso, o aluno passa a ter interlocutores reais em seus textos e se apropria de práticas concretas de leitura e produção de texto.




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