Esta coleção foi concebida para que o aluno exerça a cidadania e compreenda como os aspectos tratados pela Geografia ajudam a entender sua condição de vida e a situação do Brasil no mundo.
DESTAQUES
Abertura da unidade
A abertura da unidade visa trabalhar o repertório do aluno, através da reflexão coletiva por meio das imagens de cada unidade, sejam mapas, fotografias ou outras ilustrações, como obras de arte. Procurou-se selecionar algumas imagens que possam levar o aluno a recordar-se de situações vividas no passado, relacionadas ao tema desenvolvido na unidade.
Texto principal
Desenvolve os conteúdos conceituais de maneira integrada a outras linguagens, tais como tabelas, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas, propiciando a compreensão e/ou a construção dos conceitos envolvidos na temática de maneira mais dinâmica.
Fique por dentro
Tem como objetivo detalhar algum tópico do conteúdo, oferecendo ao estudante mais elementos para estabelecer um sistema de valores em relação ao capítulo estudado. A seção apresenta imagens e atividades que podem ser trabalhadas em grupo ou individualmente, para que os alunos possam expressar sua visão diante do assunto.
Enquanto isso no Brasil…
Essa seção mostra ao aluno a relação do assunto tratado no capítulo com aspectos do Brasil. Muitas vezes, o estudante não percebe a relevância de determinado assunto para o país, nem o quanto aquele tema pode afetar a população brasileira. Por isso, essa seção está em todos os capítulos dos volumes 6, 8 e 9. O volume 7, dedicado ao Brasil, não necessita desse tipo de estímulo.
Por dentro do capítulo – Atividades
Seção concebida como um elemento de auxílio. Constitui uma estratégia para a avaliação formativa, pois permitirá conhecer os avanços e as dificuldades na assimilação das competências dispostas no capítulo. Para o aluno, a seção funciona como um organizador do conteúdo oferecido, base para as demais atividades sugeridas no capítulo. Nela, o aluno terá uma série de possibilidades para exercitar tanto seu repertório anterior quanto o adquirido no estudo do capítulo. A obra possui várias atividades individuais e em grupo, que incentivam a reflexão sobre a condição e a posição do aluno no país e no mundo. Entre outros tipos de atividade há trabalhos de campo, pesquisas, elaboração de seminários, saraus e relatórios, sempre procurando posicionar o aluno em relação à sua condição de existência para a construção da cidadania.
Por dentro da unidade
Encerra todas as unidades, com textos de outros autores, com letras de músicas e charges, que estão relacionados à temática da unidade, como uma forma de obter outra visão acerca de determinado problema. Para complementar esse estímulo às outras visões dos problemas, são sugeridos livros (Por dentro dos livros), filmes (Por dentro dos filmes) e páginas da rede mundial de computadores (Por dentro da internet).
Fonte: