PONTOS FORTES
· Uma coleção que atenderá tanto aos professores com especialização na disciplina de música, quanto aos polivalentes de 1º ao 5º ano sem formação específica na área.
· A metodologia da proposta da coleção atende totalmente os PCNs de Música.
· Uma coleção didática única, que vai desenvolver a sensibilidade musical e a aptidão artística dos seus alunos.
· Rica em atividades lúdicas e dinâmicas que acompanham a criança nas suas primeiras descobertas no mundo da música.
· Valoriza as diversas culturas musicais, explorando canções e outros gêneros.
· A obra tem 5 livros; cada volume acompanha um CD que explora sons e canções brasileiras, inclusive com composições inéditas, elaboradas pelos autores para o material.
· Permite a apreciação significativa em música: desenvolve a habilidade de escutar, envolvimento e compreensão da linguagem musical
e cancional.
· Utiliza formas criativas de exploração do som, de modo que os alunos possam experimentar processos de improvisação, composição
e interpretação.
· Valoriza as diversas culturas musicais, especialmente a brasileira, estabelecendo relações entre a música produzida na escola com as veiculadas pelas mídias.
· Os autores são tem muita facilidade de ir até as escolas para dar palestras e ajudar na divulgação da obra.
· Favorece a ampliação do repertório de linguagem dos alunos, bem como a capacidade criadora e as relações interpessoais.
· Fornece, ao longo dos volumes, muitos subsídios para o professor, dando segurança para quem não tem o costume de adotar uma obra didática de música.
ESTRUTURA
Os livros estão organizados em 8 módulos, com 4 lições cada, mantendo uma organização confortável e segura para o professor para uma aula semanal.
A obra trabalha com os eixos dos conceitos artísticos e musicais, distribuídos nos volumes de forma gradual e progressiva:
· Parâmetros sonoros: Altura, Timbre, Intensidade, Duração,
· Elementos de estruturação musical: Ritmo, Melodia, Harmonia, Forma
· Pertinência e apropriação histórica.
· Fisiologia/anatomia dos instrumentos.
· Apreciação das dimensões utilitárias e artísticas do objeto sonoro.
· Percepção.
· Movimento.
· Composição.
Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/autor/marcio-coelho/