sexta-feira, 26 de setembro de 2014

COLEÇÃO - BATUQUE BATUTA - MÚSICA NA ESCOLA



PONTOS FORTES
·         Uma coleção que atenderá tanto aos professores  com especialização na disciplina de música, quanto aos polivalentes de 1º ao 5º ano sem formação específica na área.
·         A metodologia da proposta da  coleção atende totalmente os PCNs de Música.
·         Uma coleção didática única, que vai desenvolver a sensibilidade musical e a aptidão artística dos seus alunos.
·        Rica em atividades lúdicas e dinâmicas que acompanham a criança nas suas primeiras descobertas no mundo da música.
·        Valoriza as diversas culturas musicais, explorando canções e outros gêneros.
·         A obra tem 5 livros; cada volume acompanha um CD que explora sons e canções brasileiras, inclusive com composições inéditas, elaboradas pelos autores para o material.
·         Permite a apreciação significativa em música: desenvolve a habilidade de escutar, envolvimento e compreensão da linguagem musical
e cancional.
·         Utiliza formas criativas de exploração do som, de modo que os alunos possam experimentar processos de improvisação, composição
e interpretação.
·         Valoriza as diversas culturas musicais, especialmente a brasileira, estabelecendo relações entre a música produzida na escola com as veiculadas pelas mídias.
·         Os autores são tem muita facilidade de ir até as escolas para dar palestras e ajudar na divulgação da obra.
·         Favorece a ampliação do repertório de linguagem dos alunos, bem como a capacidade criadora e as relações interpessoais.
·         Fornece, ao longo dos volumes, muitos subsídios para o professor, dando segurança para quem não tem o costume de adotar uma obra didática de música.


ESTRUTURA
Os livros estão organizados em 8 módulos, com 4 lições cada, mantendo uma organização confortável e segura para o professor para uma aula semanal.
A obra trabalha com os eixos dos conceitos artísticos e musicais, distribuídos nos volumes de forma gradual e progressiva:
· Parâmetros sonoros: Altura, Timbre, Intensidade, Duração,

· Elementos de estruturação musical: Ritmo, Melodia, Harmonia, Forma
· Pertinência e apropriação histórica.
· Fisiologia/anatomia dos instrumentos.
· Apreciação das dimensões utilitárias e artísticas do objeto sonoro.
· Percepção.
· Movimento.
· Composição.

Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/autor/marcio-coelho/