quinta-feira, 29 de novembro de 2012
COMPANHIA DAS CIÊNCIAS
PONTOS FORTES
· Material escrito por autores especialistas nas 3 grandes áreas das Ciências: Física, Química e Biologia.
· Distribuição clássica dos temas, de acordo com a grade curricular de grande parte das escolas.
· Apresenta o estudo dos seres vivos a partir de uma abordagem evolutiva.
· Trabalho com leitura e interpretação de textos científicos.
ESTRUTURA DA OBRA
Os volumes são divididos em unidades e estas, em capítulos. As unidades agrupam temas correlacionados quanto a conteúdos conceituais.
A divisão temática de assuntos/disciplinas de cada livro/série segue a distribuição tradicional e clássica dos conteúdos:
6 o ano
Astronomia e ambiente (ar, água, solo, energia), cadeias alimentares, saúde e poluição.
7 o ano
Biomas brasileiros, classificação, evolução e filogenia dos seres vivos, origem da vida, estudo dos reinos, evolução humana.
8 o ano
Corpo humano e seus principais sistemas, saúde e prevenção de doenças, com a manutenção de hábitos saudáveis.
9 o ano
Estudo dos principais temas da Química e da Física.
A estrutura básica de cada livro apresenta:
§ Abertura da unidade uma imagem interessante abre a unidade, representando o que será estudado.
§ Capítulos apresentam os temas discutidos (estrutura comentada a seguir).
§ Material de consulta para o aluno aparece no final do livro e traz sugestões bibliográficas, leituras, filmes, vídeos, DVD s, músicas, sites etc. que complementem o tema abordado no capítulo.
Os capítulos estão estruturados com as seguintes seções:
§ Abertura do capítulo um tema inicia o capítulo com questões instigantes, cujo objetivo é avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Ao final do capítulo, espera-se que esses questionamentos iniciais tenham sido respondidos.
§ Conteúdo é a parte em que toda a temática do capítulo é desenvolvida, em complexidade crescente. A linguagem é mais informal, sem, no entanto, perder de vista a necessidade do rigor conceitual. Conteúdos procedimentais considerados essenciais, como a interpretação e construção de gráficos e tabelas, levantamento de dados e observação de fenômenos naturais, também estão presentes.
§ Boxes Ao longo do capítulo, há boxes que explicam temas tratados que não são necessariamente o foco central do conteúdo ( boxes laterais ) e boxes que pretendem clarear algumas ideias para que erros conceituais, muitas vezes comuns, não sejam sacramentados (boxe em pratos limpos ´).
§ Atividades As atividades estão distribuídas nas seguintes seções:
o Atividades Exercícios para verificação de compreensão dos principais conteúdos (conceituais e procedimentais) apresentados no capítulo.
o Exercício(s) síntese(s) A atividade proposta sintetiza os principais conteúdos estudados no capítulo. Pode ser sugerido como trabalho a ser feito em casa.
o Desafio(s) Apresenta um ou mais exercícios desafio para aprofundamento no tema do capítulo. O professor terá a opção de trabalhar esse exercício em diferentes momentos do curso (na aula, como um trabalho de maior fôlego etc.).
o Atividade experimental Atividade experimental que pode ser realizada em sala de aula, ou, em alguns casos, na casa do aluno, com os devidos cuidados.
o Leitura complementar Leitura de texto complementar ao tema do capítulo acompanhada de atividade, que pode ser utilizada em diferentes momentos do curso (na aula, como um trabalho de maior fôlego etc.).
§ Atividades extras, experimentos, leituras complementares, visitas, análises de diferentes formas de mídia, além de possíveis trabalhos interdisciplinares.
Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=726524