A menina, Ana Preciosa, é filha de comerciantes portugueses. Manuelim, seu amigo, é cafuzo, filho de um escravo africano com uma escrava indígena. Além das diferenças culturais, essas crianças se metem em uma aventura envolvendo o roubo de moedas de ouro, em uma época em que a extração do ouro nas Minas Gerais incentivava a escravidão, mas também o florescimento do artesanato. Para onde afinal ia o ouro extraído das Minas Gerais? A história se passa em Vila Rica (hoje, Ouro Preto) na segunda metade do século XVIII.
A coleção Meninos e Meninas do Brasil conta as aventuras vividas por dois amigos - sempre um menino e uma menina - em épocas históricas diferentes. Cada volume apresenta personagens distintas vivendo uma série de peripécias, juntamente com seus amigos, no cotidiano de alguns dos principais contextos sociais da História do Brasil.
Assunto/tema: o cotidiano e as aventuras de duas crianças em um dos períodos mais importantes da História do Brasil.
Temas secundários: História do Brasil: o ciclo do ouro; o destino dado ao ouro extraído das Minas Gerais; a escravidão no Brasil; cidades históricas brasileiras; Ouro Preto: patrimônio da humanidade; hábitos e costumes dos habitantes das Minas na segunda metade do séc. XVIII; o cotidiano de Ana Preciosa e Manuelim comparado com o do aluno.
Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=1161
Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=1161