quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PROJETO JORNADAS DE CIÊNCIAS



Conheça algumas características
 do Livro Interativo Digital - 6º ao 9º ano

Conteúdos organizados
Os temas e as diferentes seções são organizados de forma sistemática em cada volume.

• Tanto o aluno como o professor identificam claramente as seções e tipos de atividades propostos.
• Número de páginas, quantidade de informações e de atividades compatíveis com o número de aulas semanais da disciplina.

Planejamento das aulas
A organização e a quantidade de conteúdos das unidades são uniformes, o que facilita o planejamento do professor.

Distribuição dos conteúdos
Grade curricular representativa da preferência de escolas e professores do Brasil, sem perder a visão interdisciplinar que é característica da coleção.

Foco na autonomia do aluno
Textos objetivos, focados na valorização de leitura e compreensão do próprio aluno. A linguagem é adequada ao nível dos alunos, evitando excesso de termos técnicos.

Leitura de imagens
Forte trabalho com a leitura e interpretação de imagens, tanto nos temas como nos infográficos e nas aberturas de unidade.

Atividades diferenciadas
As atividades estão divididas em seções, com intenções claras, promovendo a aprendizagem por competências e habilidades.

Experimente fazer: atividades práticas

• A proposta das atividades práticas desta seção é fazer com que o aluno, de maneira fácil e com materiais simples, questione, observe, analise e formule hipóteses e conclusões.
• Essas atividades colocarão o aprendizado do aluno em ação, por meio de propostas de pesquisa, entrevista, coleta de dados, análise de imagem e de texto, entre outras.

Conhecimento interligado: diálogo interdisciplinar

• Estas seções mostram que os conhecimentos da Ciência estão ligados a diversas áreas, como Matemática, História e Geografia.

Em ação: formação de atitudes

• Trabalha o posicionamento crítico e a reflexão sobre as próprias atitudes. Envolve debates, trabalhos em equipe e análise de situações, entre outras atividades.


A Autora