
As unidades são subdivididas em capítulos (73, no total). Na abertura de cada uma delas é proposta uma atividade de Leitura de imagem , cumprindo diferentes funções: levantar o repertório dos alunos em relação aos objetos de estudo da unidade; estimular a formulação de hipóteses; incentivar a manifestação de opinião e a discussão; motivar a classe para o desenvolvimento do trabalho.
Em cada capítulo há atividades direcionadas para incentivar a reflexão e contribuir para a organização e formalização do conteúdo desenvolvido. Elas são apresentadas sob os títulos:
· Para refletir
Boxes no corpo do capítulo em que se propõe a leitura de textos de época ou da historiografia, assim como questões para orientar essa leitura. O objetivo é incentivar o aluno à reflexão ou ao aprofundamento do tema tratado.
· Revisão e aprofundamento
Atividades apresentadas no final de cada capítulo com o objetivo de formalizar e aprofundar o que foi visto.
No fim de cada unidade , sob o título Propostas de trabalho , há seções com diversos tipos de atividades, propostas com o objetivo de proporcionar ao professor e ao aluno formas criativas de rever, aprofundar e articular os conteúdos abordados, desenvolver o senso crítico e a capacidade de interpretação. Características das seções:
· Leitura de imagem
Retomada da análise da imagem feita na abertura da unidade, agora à luz do repertório adquirido no estudo dos temas desenvolvidos.
Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=1083