quinta-feira, 11 de abril de 2013

HISTÓRIA GERAL E BRASIL


O conteúdo do livro está organizado em 13 unidades de trabalho: Pré-História; Primeiras sociedades; O nascimento do mundo ocidental; A época medieval; Idade Moderna; Colonização da América; Tempo de revoluções; A era industrial; O mundo em conflito; Crise e Guerra Mundial; O período da Guerra Fria; Mudanças no final do século XX; O século XXI em construção.

As unidades são subdivididas em capítulos (73, no total). Na abertura de cada uma delas é proposta uma atividade de Leitura de imagem , cumprindo diferentes funções: levantar o repertório dos alunos em relação aos objetos de estudo da unidade; estimular a formulação de hipóteses; incentivar a manifestação de opinião e a discussão; motivar a classe para o desenvolvimento do trabalho.

Em cada capítulo há atividades direcionadas para incentivar a reflexão e contribuir para a organização e formalização do conteúdo desenvolvido. Elas são apresentadas sob os títulos:

·         Para refletir

Boxes no corpo do capítulo em que se propõe a leitura de textos de época ou da historiografia, assim como questões para orientar essa leitura. O objetivo é incentivar o aluno à reflexão ou ao aprofundamento do tema tratado.


·         Revisão e aprofundamento

Atividades apresentadas no final de cada capítulo com o objetivo de formalizar e aprofundar o que foi visto.


No fim de cada unidade , sob o título Propostas de trabalho , há seções com diversos tipos de atividades, propostas com o objetivo de proporcionar ao professor e ao aluno formas criativas de rever, aprofundar e articular os conteúdos abordados, desenvolver o senso crítico e a capacidade de interpretação. Características das seções:


·         Leitura de imagem

Retomada da análise da imagem feita na abertura da unidade, agora à luz do repertório adquirido no estudo dos temas desenvolvidos.

Fonte:
http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=1083