quinta-feira, 11 de julho de 2013

Matemática na Educação Infantil


ESTRUTURA DA OBRA 

A obra está dividida em duas partes:
Parte 1 - A Matemática nas sequências didáticas: composta de três títulos (A Matemática nas receitas culinárias, A Matemática dos aniversários e A Matemática das coleções), enfoca o reconhecimento das receitas como contexto para o trabalho com medidas, a pesquisa das datas de aniversário como aspecto relativo ao tratamento da informação e as coleções de figurinhas para trabalhar ideias relativas aos números.

Parte 2 - A Matemática nos projetos de trabalho: descreve o projeto interdisciplinar intitulado - Projeto Amigos, com recortes sobre o desenvolvimento de noções matemáticas e indicações de propostas complementares. 
  
No início de cada Parte o livro traz a seção Refletindo sobre a prática , com o objetivo de abrir espaço para a discussão sobre propostas pedagógicas e a troca de experiências sobre o tema desenvolvido. As questões envolvem essencialmente as variáveis do planejamento, como: objetivos, tempo didático, metodologia e avaliação. 

Ao final de cada Parte, é apresentada uma seção que promove  uma avaliação individual ou coletiva sobre possíveis contribuições do texto para alimentar a reflexão feita no início, bem como avaliar em que medida o texto pode contribuir para o desenvolvimento de novas práticas didáticas. 

Ao longo do texto principal, há notas paralelas , com informações e comentários complementares, sugestões de livros e sites para aprofundar a leitura, indicação de obras infantis que podem ser exploradas com as crianças e orientar a leitura, fazendo relações e remissões entre as ideias de cada Parte. 
  
  
PONTOS FORTES 
Dirigida a professores, coordenadores, diretores e todos os que se interessam pela educação da infância, a obra traz a experiência e o estudo das autoras sobre o ensino de Matemática.

Fonte:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4933373