quinta-feira, 11 de julho de 2013

MATEMATICA NO DIA DIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - VOLUME ÚNICO


ESTRUTURA DA OBRA 

A obra está dividida em quatro partes: 
Parte 1 - A Matemática nas rodas de conversa: apresenta objetivos e finalidades de diferentes tipos de rodas e identifica como a Matemática se insere nessa atividade constante na Educação Infantil.

Parte 2 - A Matemática nos cantos de atividades diversificadas: aborda os espaços denominados cantos ou ateliês, relacionados às experiências da criança com a linguagem visual (por meio de atividades com dobraduras) e à compreensão e construção de regras (por meio dos jogos de regras, visando ao desenvolvimento de noções matemáticas a partir deles).

Parte 3 - A Matemática nas brincadeiras infantis: explora o brincar como uma das atividades permanentes na Educação Infantil, que em sua essência permeia o universo lúdico das crianças. Identifica brincadeiras de construção e brincadeiras com regras que possam favorecer o desenvolvimento de noções matemáticas.

Parte 4 - A Matemática nas histórias infantis: examina as atividades de leitura de histórias que fazem parte da rotina da Educação Infantil e apresenta propostas didáticas para o ensino e a aprendizagem de ideias matemáticas a partir de livros de literatura infantil.

No início de cada Parte o livro traz a seção Refletindo sobre a prática , com o objetivo de abrir espaço para a discussão sobre propostas pedagógicas e troca de experiências sobre o planejamento das ações docentes.

Ao final da Parte, há uma seção que promove uma avaliação individual ou coletiva sobre possíveis contribuições do texto para alimentar a reflexão feita no início, bem como avaliar em que medida o texto pode contribuir para o desenvolvimento de novas práticas didáticas.

Ao longo do texto principal, há notas paralelas , com informações e comentários complementares, sugestões de livro...

Fonte:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4933496